passo a passo atc
José Saulo Pereira Ramos (Brodowski, 1929) é um jurista e escritor brasileiro.
Membro da equipe de Jânio Quadros, consultor-geral da República e Ministro da Justiça durante o Governo Sarney, membro da Academia Ribeirão-Pretano de Letras, Saulo Ramos lançou em 2007 o livro de memórias "O Código da Vida", onde a partir de um polêmico caso judicial, conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país.
"A minha vida é a advocacia", diz Saulo Ramos. Aos 78 anos, esse paulista de Brodowski ? cidade do pintor Cândido Portinari, seu amigo ? participou de momentos cruciais da vida pública brasileira. Foi oficial-de-gabinete do governo de Jânio Quadros e defendeu políticos e intelectuais de esquerda nos processos abertos pela ditadura militar. No governo Sarney, serviu como consultor-geral da República e Ministro da Justiça. Também foi advogado vitorioso ? do Senado no processo que garantiu a cassação dos direitos político de Fernando Collor de Mello, que renunciaria antes do impeachment na esperança de conservar a elegibilidade.
As saborosas histórias dessa longa carreira jurídica estão reunidas em Código da Vida (Planeta), livro de memórias que já teve 50.000 exemplares comercializados e está a 23 semanas na lista de mais vendidos da VEJA.
Recentemente recuperado de um câncer, Ramos segue ativo, mas afastado dos tribunais e fóruns ? chega a cobrar 200 000 reais por um parecer jurídico. Na entrevista a seguir, concedida na sua casa de campo na Serra Negra, São Paulo, Ramos mostra por que é uma das mentes jurídicas mais aguçadas do país.
Membro da Academia Ribeirão-Pretano de Letras, Saulo Ramos lançou em 2007 o livro de memórias O Código da Vida, onde a partir de um polêmico caso judicial, conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país.
Saulo foi fundador da Academia Santista de Letras, como ele mesmo relata no livro citado.
Não raramente, os escritórios de advocacia cuidam de casos que, na vida