Passarela entre prédios
A faculdade Pitágoras, unidade Betim, funciona em dois prédios, blocos A e B, sendo o primeiro com seis andares e o segundo com oito andares. A instituição conta com mais de 6000 alunos neste campus. Os prédios não são interligados, ficando a comunicação por meio de seu pátio.
II. Identificação do problema
A necessidade de transitar de um prédio ao outro, faz com que funcionários, alunos e professores subam e desçam escadas, o que consome um tempo considerável, além do congestionamento nos corredores, escadas e elevadores.
Apesar de cada prédio ser equipado com elevadores, a demanda pela utilização é alta, principalmente nos horários de pico, sendo as escadas, quase sempre, o meio mais rápido de sair dos prédios.
III. Objetivo
Projetar uma passarela que possibilite a interligação entre os dois prédios, blocos A e B, da faculdade Pitágoras, unidade Betim, visando facilitar o acesso de alunos, professores e demais funcionários.
Com esta interligação, através da construção de uma passarela, pretende-se:
• Permitir acesso com segurança e conforto.
• Reduzir o tempo de acesso para os usuários.
• Respeitar diversidade e limitações garantindo o acesso irrestrito de portadores de necessidades especiais.
• Incentivar a integração entre os prédios com a livre circulação de docentes, discentes e demais funcionários.
IV. O lugar
A passarela será instalada interligando o 6º andar do Prédio, Bloco com o 4º andar do prédio, bloco B, conforme mostrado nos anexos I, II e III.
V. Características topográficas
A passarela será instalada a 9,95 metros de altura do solo, considerando o piso do tabuleiro e permitirá o acesso do 6º andar do BLOCO A ao 4º andar do BLOCO B.
O ponto de instalação no prédio bloco B foi definido em função da menor impacto na estrutura de alvenaria, uma vez que está próxima ao hall dos elevadores. O ponto de chegada ao prédio A foi escolhido em função das dimensões da sala 1, que é a menor deste andar.
A área de