Passarela de madeira
INSTITÚTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
PROJETO DE PASSARELA DE MADEIRA E SEUS ÂMBITOS
CURSO: Engenharia Civil
Professor: Henrique Jardim Haad
Eveline Romero De Jesus, Gabriela Alves Dos Santos, Marcos Vinícius Valadares Nunes, Mariana Lopes Dinuci, Neyce Henriques Andrade, Thaiza Barbosa de Araújo.
Resumo:
O artigo desenvolvido apresenta a construção de uma passarela no Anel Rodoviário, baseado em um sistema estrutural feito de um material renovável: madeira Parajú. Observou-se na pesquisa de campo que a construção da mesma permite a redução dos índices de acidentes no local, uma vez que o fluxo de automóveis não permite a travessia de pessoas com segurança.
Palavras-chave: madeira Parajú, passarela, construção.
1. Introdução
No Brasil, a madeira vem sendo utilizada cada vez mais na construção civil devido a suas diversas características, tais como, flexibilidade, durabilidade, resistência mecânica,fácil manutenção, além de ser um material renovável e abundante no país. Mas apesar das vantagens apresentadas, a madeira como estrutura ainda não é aceita com igualdadeem relação aos outros materiais convencionais, devido à falta de confiabilidade do mesmo. Entretanto, deve-se levar em conta que uma das suas utilidades que apresenta ser favorável é no uso da construção de passarelas para pedestres. A construção de passarelas, principalmente onde existe grandes movimentações, como por exemplo, no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, é de suma importância. A falta delas geram transtornos para pedestres e motoristas, além de muitas vezes causar danos maiores, aumentando assim os índices de acidentes. Na altura do bairro Olhos d’água, já foram registradas várias mortes e um aumento delas de 54% no ano de 2013[1]. De acordo com a reportagem [1], os acidentes com pedestres acontecem pelo descaso das passarelas. No entanto, deve-se destacar que a inexistência delas ou a longa distância de uma para a outra, é um dos