Passar Em Baixo Da Escada D Azar
INTRODUÇÃO
Uma crença popular muito famosa diz que passar embaixo da escada dá azar. Mas será se essa crença é verdadeira? Para comprovarmos se esse fato é verídico ou não, vamos fazer uma investigação, levando em consideração todas as fases do método cientifico.
OBSERVAÇÃO DO FATO Certo dia estava eu e minhas colegas na porta da minha casa quando observamos que uma pessoa ao ver uma escada no meio da rua desviou-se dela para não passar por baixo. Pesquisamos na internet sobre o fato. A versão mais aceita é a que surgiu durante a Idade Média na qual existiam muitos castelos protegidos por altas muralhas e que quando eram atacados levantavam-se as pontes e fechavam-se os portões de tal modo que o único jeito de entrar era por escada. Como defesa contra o ataque era jogado óleo quente sobre aqueles que tentavam penetrar o castelo por meio de escadas. FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE Vendo aquele acontecimento começamos a nos indagar e chegamos a formular a seguinte hipótese: Será se passar embaixo da escada dá azar?
TESTANDO A HIPÓTESE Para comprovar esse fato, resolvemos formar dois grupos de quatros pessoas, onde o grupo I ficaria com os números de 1 a 4 e não passariam por baixo da escada e o grupo II ficaria com os números de 5 a 8 e passariam por baixo da escada, sendo assim essa primeira etapa foi realizada. Depois para sabermos qual dos grupos teriam mais sorte, em uma caixinha colocamos números de 1 a 8, e os quatro primeiros números sorteados designariam os chamados “sortudos”. Assim os quatro primeiros números foram sorteados nessa ordem 4, 8, 2, 5. Os número 2 e 4 seria do grupo que não passou por baixo da escada e os números 5 e 8 seria do grupo que passou por