PAS
Behaviorismo
Gestalt
Psicanálise
Objeto de estudo: COMPORTAMENTO
Surgiu em 1913, com John Broadus Watson.
O Behaviorismo trabalha na ideia que o meio é determinante para o desenvolvimento do indivíduo, sua meta é a previsão e controle do comportamento.
E→R representa o comportamento.
O Behaviorismo diz que, o comportamento condiciona o nosso desenvolvimento.
A teoria do condicionamento operante desenvolvida por Skinner, do tipo estímulos = respostas, representada através da fórmula: R→S.
Conceitos:
Reforço é o evento que torna uma reação mais constante,
Extinção é o processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis, Punição quando se consegue extinguir um Comportamento,
Generalização é quando o sujeito percebe as semelhanças entre os estímulos e usa a mesma resposta em situações diferentes.
Objeto de estudo: CONSCIENTE
A Gestalt se originou através dos estudos de Max Werther, que acreditava que para entender os fenômenos psicológicos, tem que estudar o individuo como um todo, considerando o agora (presente). O relacionamento estabelecido entre as partes do todo pode ocorrer na forma de:
Relação de gradação: relacionamento entre as várias partes que compõem o que está sendo observado.
Assimilação: uma parte do todo é destacada, passando a ser figura, pelo processo de diferenciação.
Figura-fundo: algum aspecto se destaca (figura) mais do que o outro (fundo).
Por meio da psicologia da Gestalt é possível observarmos que a aprendizagem pode ser realizada de diversas formas.
Gestalt, palavra alemã que significa totalidade de configuração, é uma teoria que inicialmente falava sobre o fenômeno da percepção visual e do movimento aparente.
Objeto de estudo: INCONSCIENTE
O inconsciente já era conhecido antes da psicanálise mas, foi Freud quem afirmou a sua existência através dos seus estudos, tornando-o científico. Para a psicanálise o desenvolvimento é dividido em fases que se caracterizam pela transição da energia libidinosa