Paródia - Relações Públicas
Curso de Comunicação
Assunto:
• Desenvolver uma ideia para combater a alienação desenvolvida pela midiatização.
• Selecione uma ou mais consequências da midiatização da política e crie uma estratégia de comunicação
Trabalho solicitado pelo pelo professor da disciplina
Teoria da Comunicação.
Marla Freire
2PPN01
Manaus
2013
Sempre quando se fala em política, pensamos em campanhas, folhetos, propaganda na TV e nos jingles que de alguma forma ficam fixados na nossa cabeça. Hoje em dia a política contemporânea está muito ligada à comunicação social, não mudou quase nada em relação ao passado, mas hoje em dia a alienação política está maior. Pode-se dizer que virou uma peça de teatro, bem instruída. Mas, como todo político está sempre com um bom assessor e uma boa equipe de marketing, ele refaz sempre sua imagem com intuito de seduzir a cabeça do eleitor. A mídia, em consequência, tende a assumir funções políticas antes exclusivas de organizações partidárias. A autonomia da comunicação de massa torna os políticos mais dependentes da mídia e provoca, em consequência, a profissionalização da comunicação política dos partidos e líderes políticos, bem como do próprio governo na tentativa de manipular a mídia independente.
O pior de tudo é que grande parte da sociedade não liga pra tudo o que vem ocorrendo, mesmo reclamando dos políticos, não fazem nada para mudar a sociedade. Hoje em dia o político é o que quiser ser.
Os políticos já aprenderam que com uma boa exposição o índice de aprovação é grande. O povo se seduz fácil, ou simplesmente não se importam em procurar a ficha dos candidatos. No Brasil, existem vários exemplos que podemos citar de candidaturas em que a mídia influenciou na política.
Ex: Caso Collor, ACM, Ibsen Pinheiro, Lula e etc.
O que podemos fazer para mudar isso?
Uma boa solução para esse problema seria: Criar uma matéria nas escolas, que atingiria todas as classes sociais,