parágrafo narrativo
Aluna: GEYSA P. G. DANTAS
ATIVIDADE BIMESTRAL
O PARÁGRAFO NA REDAÇÃO JURÍDICA
Leia o relato que segue:
Tendo flagrado sua esposa em encontro amoroso, Pedro da Silva, pedreiro, de quarenta anos, residente na Rua Sergipe, 25, Jardim Bandeirantes, Curitiba, foi acusado de matar, com uma facada no coração, o amante da mulher, Joaquim dos Santos.
Com base no relato acima apresentado, coloque-se na condição de advogado de defesa de Pedro da Silva e produza:
a. Um parágrafo narrativo, construído de tal forma que possa atenuar a culpa do assassino;
Na noite do dia 11 de setembro de 2010, por volta das 23:00 h, o Sr. Pedro da Silva, após contratar serviço especializado para comprovar a infidelidade de sua esposa, recebeu a notícia, pelo detetive, de que esta estaria em um bar junto com seu amante. Imediatamente, o Sr. Pedro, totalmente abalado com a situação, dirigiu-se até o estabelecimento, flagrando os dois em pleno descaminho. Procurando conter-se de suas emoções, sem premeditar nenhuma ação, questionou o comportamento dela, mas o amante, o Sr. Joaquim dos Santos, desrespeitando-o, o agrediu verbalmente, e assim que teve chance, desferiu contra o Sr. Silva um soco do lado direito de sua face. Este, por sua vez, pegou uma faca e o ameaçou, pedindo para que se afastasse e se acalmasse, pois não estava ali buscando vingança e muito menos agressões, queria resolver tudo apenas dialogando. Contudo, o Sr. Joaquim não se refreou e tomou a faca da mão do Sr. Pedro tentando atingi-lo no rosto, este se defendendo, segurou a mão que estava com a faca e protegendo-se, a empurrou, mas o Sr. Santos não se deixou dominar até que o Sr. Pedro a forçou contra ele e acabou o apunhalando no peito em legítima defesa.
b. Um parágrafo argumentativo, em que se defenda a absolvição de seu cliente, usando exemplos e/ou testemunhos como evidências.
Diante dos fatos, preciso ressaltar que o Sr. Pedro deve ser absolvido, pois agiu em