paráfrase e parágrafo
A paráfrase pode ser considerada como uma operação de reformulação, de dizer o que já foi dito de outro jeito.
É um recurso reiterativo e pode clarificar um conceito, uma ideia, uma informação por meio de uma reformulação diferente, nova, desses itens. Além disso, é um recurso coesivo.
Paráfrase reprodutiva: reproduz em outras palavras um outro texto, de modo quase literal. serve para reiterar, insistir, fixar, explicar, precisar, expandir ou sintetizar uma mensagem, no todo ou parcialmente.
Paráfrase criativa: ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original, da simples tradução literal. o texto se desdobra e se expande em novos significados. Ainda que não discorde do texto de origem, dele se distancia, usando-o como patamar ou pretexto.
Paráfrase estrutural: ocorre o aproveitamento da forma, da estrutura frasal e do parágrafo, substituindo o conteúdo por outro parcialmente ou completamente diferente.
Sabendo que paráfrase é a reescrita de um texto sem que haja perda de sentido, mostramos vários recursos que podem ser utilizados:
Emprego de sinônimos;
Emprego de antônimos apoiados em palavras negativas;
Mudança de ordem dos termos no período;
Omissão de termos facilmente subentendidos;
Mudança de voz verbal, entre outros
PARÁGRAFO
É uma unidade de composição constituída de um ou mais períodos, em que se desenvolve uma ideia central/nuclear, ou seja, o tópico frasal.
Pressupõe-se que uma mudança de ideia acarreta em uma mudança de parágrafo.
O parágrafo também possui suas características e, duas se destacam por serem essenciais à estruturação do parágrafo: unidade e coerência.
Os fatos, o conjunto formado pela ideia central ou tópico frasal, precisam estar interligados pelo sentido (isso é, a unidade) e dispostos de maneira lógica (a coerência).
TÓPICO FRASAL