Parábola dos assentos
(thiagomission@hotmail.com)
A parábola dos primeiros assentos Lc. 14. 7-11
Introdução
Após o culto na sinagoga, aos sábados, os judeus costumavam ter uma lauta refeição, para a qual, muitas vezes, havia vários convidados, era costume do povo hebreu realizar banquete. E o Senhor fora convidado a frequentar a casa de um importante fariseu. Naquele sábado Jesus realiza uma cura de um homem que era acometido de HIDROPSIA. Más, Jesus não foi convidado para comer pão porque a sua presença foi sinceramente desejada, a hospitalidade que lhe foi prestada tinha a finalidade de, ser observado por olhos críticos e cínicos “Ele o estavam observando”. Porém os fariseus ficaram atentos, para o que se iria ser acrescentado o convite a Jesus naquela tarde. Porém o que não sabiam, é que aquele convidado enxergava a intenção; pensamentos de cada um. Estavam assentados com o ONISCIENTE.
Reparando: Reparar, restaurar; consertar; tomar cautela; olhar.
Reparando como os convidados se esforçavam para conseguir os primeiros lugares na festa, lutavam para conseguir um local em que fossem considerados os mais importantes e destacados, e havia uma rivalidade pelos primeiros lugares, porém, isso deixava de lado o prazer do convívio social.
Lc. 11.43 “Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.”
Lc 11.44 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem”.
I. O Convidado Soberbo. Soberba; orgulho; arrogância.
No início do seu ministério Jesus já ensinava que o homem e mulher de Deus teriam que viver em comunhão com Deus
Mt. 5.3 Pobres de Espírito; 4. Choram; 5. Mansos; 6.justiça; 7. Misericordiosos; 8. Limpos de coração; 9. Pacificadores; 10. Sofrem; 11. Injuria, perseguição; mentiras; 12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus.
Alguns homens de Deus pediram a