Partícula apassivadora
Primeiramente, para você verificar quando é apassivador ou índice de indeterminação é necessário observar a predicação verbal.
Se o verbo for transitivo direto, isto é, tem como complemento Objeto Direto o " se " deverá ser uma particula apassivadora, pois você só poderá passar uma oração para a voz passiva se o verbo tiver uma transição direta.
Exemplo:
Ele alugou a casa.voz ativa-- ( alugou o quê? tr. dir. )
A casa foi alugada por ele---- - pass. anal.
Alugou-se a casa --------pass. sint. ( se= part. apass. )
Em contrapartida , se o verbo for transitivo direto o " se " NÃO poderá ser considerado um "índice de indeterminação do sujeito.
Índice de indeterminação do sujeito só acompanha verbo que não tem objeto direto Ex:-
Precisa-se de empregados
Ama-se muito aqui
Mãe e filha entrebeijaram-se
Não se é ministro, se está ministro.
Partícula Apassivadora:
A palavra se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto com objeto direto. Este (o objeto direto), que é o elemento paciente, transforma-se em sujeito, e o verbo tem de concordar com ele.
Uma maneira simples para saber se há partícula apassivadora, é transformar a frase para a passiva analítica. Por exemplo:
Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados.
A palavra se, então, é partícula apassivadora, o verbo comprar é transitivo direto e carros usados, o sujeito do verbo comprar. Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar.
Veja outros exemplos:
Não se aceitam devoluções de mercadorias.
O verbo aceitar é transitivo direto (quem aceita, aceita algo); devoluções de mercadorias é objeto direto. O objeto direto se transforma em sujeito, pois o se é partícula apassivadora. A frase se equivale a Devoluções de mercadorias não são aceitas.
Procuram-se políticos íntegros e de boa vontade.
O verbo procurar é transitivo direto (quem procura,