PARTO NATURAL
Entende-se por parto natural aquele realizado sem intervenções ou procedimentos desnecessários durante todo o período de trabalho de parto,parto e pós parto,e com o atendimento centrado na mulher.
Também pode ser chamado de parto humanizado,devido todo o respeito e ternura que também pode ser chamado de parto humanizado,devido todo o respeito e ternura que são tratados a mulher e o bebê neste período.
No parto natural,a saída do bebê ocorre pelo canal vaginal,sem qualquer intervenção cirúrgica.Tudo transcorre da maneira mais natural possível e com o mínino de procedimentos,de modo a evitar causar mais dor,complicações e risco de infecção á mãe e ao bebê.
Apenas quando,durante o processo de parto,existir uma real indicação para alguma intervenção,poderá ser realizado o corte na vagina,a colocação de soro na veia e a suspensão da alimentação,além de outros procedimentos.
Existe uma diferenciação entre o parto normal e o parto natural,pois,já há algum tempo,o parto normal tem ocorrido de maneira oposta á sua normalidade e naturalidade,com muitas intervenções sendo realizadas. Sendo que no parto natural o grande foco é o resgate do nascimento,através da sua simplicidade e das mudanças de comportamento e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo.
No parto natural a mulher é o centro das atenções,ela é a figura principal,tendo ela poder sobre seu próprio corpo e sobre o processo do nascimento.
Alivio da dor durante o trabalho de parto e parto:com massagens,banhos de chuveiro e na banheira de hidromassagem,
Utilização de música e outras técnicas de relaxamento.
Pesquisas cientificas provam que a utilização dessas técnicas e a presença de um acompanhante escolhido pela mulher,diminuem a dor do processo.
Liberdade para a posição de parto e para caminhar durante o parto,de modo que ela se sinta mais confortável,com menor possibilidade de dor e afastamento da necessidade de realização de cortes na vagina.
Alimentação