Partilha dobrada
Entretanto, antes da elaboração dessas Demonstrações Financeiras, é levantado um demonstrativo contábil preliminar denominado Balancete de Verificação. O balancete irá conter todas as contas com saldo e as que tiveram movimentação no período, o que nos possibilitará verificar possíveis erros existentes, a partir da aplicação de um dos fundamentos da digrafia : a soma dos saldos devedores deve ser igual á soma dos saldos credores.
Sendo assim ele podemos ser conceituar como um relatório contendo todas as contas com seus respectivos saldos, podendo ser devedores ou credores, conforme a natureza da conta. No Balancete de Verificação o total dos lançamentos a crédito é igual ao total de lançamentos a débito, sendo que todos estes saldos são extraídos do livro Razão.
Em todo Balancete de Verificação devem existir, além do cabeçalho onde se indicam nome da empresa e data do Balancete, uma coluna á esquerda, para discriminação das contas, e duas ou mais colunas á direta, para indicação de valores.
Os balancetes podem ser levantados a qualquer tempo. Há empresas que os fazem diariamente, tal a dinâmica de seu negócio e portanto, sua necessidade de informações dia a dia. Como exemplo, podemos citar as instituições financeiras, que os elaboram com vistas a apurar as disponibilidades de recursos a aplicar.
Outras empresas o fazem ao final de cada mês.
Nunca é demais realçar a importância desse relatório de verificação. Além de possibilitar, em certos casos, a identificação de erros cometidos na escrituração, permite ao administrador acompanhar os efeitos de sua gestão, orientando-o na tomada de decisões.
Introdução
A contabilidade ,ao