Partidos políticos
Origem
Foi fundado em 24 de janeiro de 1985, logo após a eleição indireta do então governador mineiro, Tancredo Neves, do PMDB, à Presidência da República. Tancredo morreu antes mesmo de tomar posse, e o vice, José Sarney, governou o Brasil por 5 anos com o apoio do PFL. O registro do PFL no TSE foi feito em 11 de setembro de 1986.
Depois de vários acontecimentos, em 2007, o partido muda de nome para recuperar sua imagem após péssimos resultados nas eleições de 2006, em que perdeu dezenove cadeiras na Câmara dos Deputados e uma cadeira no Senado, além de conquistar apenas o governo do Distrito Federal.
Ideologia
Democratas (DEM) é um partido de frente liberalista de centro – direita. Afirma ser defensor da ética, da democracia e das liberdades públicas, da ordem constirucional, do exercício dos direitos humanos e luta contra a desigualdade social, da melhor distribuição de Justiça, da economia de mercado e do liberalismo econômico.
PSTU
Origem
O partido foi fundado em um congresso realizado em 1994 por integrantes da LIT (Liga internacional dos trabalhadores). O motivo da criação do partido foi devido à existência de profundas discordâncias ideológicas por parte de um grupo de partidários do Partido dos Trabalhadores. Este grupo era representado pela corrente denominada Convergência Socialista.
A fundação do partido uniu diversas correntes socialistas e comunistas, organizações e grupos ativistas revolucionários nacionais e locais, como, além da já citada Convergência Socialista e do PLP (Partido da Libertação Proletária).
Ideologia
É considerado como um partido de extrema-esquerda e que se identifica com o trotskismo e com o Leninismo. Afirma os seguintes princípios:
A mobilização permanente dos trabalhadores (Apóia as lutas dos trabalhadores contra a burguesia e o governo, as greves por salário e por melhores condições de vida, as ocupações de terra e de prédios públicos).
• Independência de