Partidos Políticos no Brasil
Sendo o Brasil um Estado Democrático de Direito, ou seja, uma república federativa que está assentada nos pilares da democracia e dos direitos fundamentais, teremos no mês de outubro deste ano de 2014, a mais ampla expressão desta democracia sendo colocada em prática pelo povo brasileiro, isto é, teremos as eleições para escolher o novo governante deste país, bem como governadores, deputados e senadores.
A democracia é o princípio da soberania popular, pelo qual o povo usa de sua liberdade e igualdade civil, para escolher as pessoas que os representará no governo. Por sua vez, estas pessoas que serão eleitas, terão o dever de representar o pensamento e a vontade do povo perante o estado.
Por isso, podemos afirmar que se trata de um ato civil extremante importante, pois é neste momento que estamos definindo o futuro do nosso país pelos próximos quatro anos. É através do voto que estamos nos expressando politicamente, nos colocando sob o ponto de vista ideólogo, para compor um estado que corresponda às nossas necessidades e aspirações.
A história política do Brasil mostra que somos um país jovem, que já passamos por muitas mudanças, reflexo, principalmente, de acontecimentos sociais de origem européia, mas que ainda assim, conseguimos nos mostrar perante o mundo, como um dos poucos países onde a vontade do povo é acatada e se faz prevalecer através da democracia.
Sem dúvida, ainda há muito que melhorar. Mas nós, povo brasileiro, temos em nossas mãos a ferramenta necessária para conduzir o nosso país pelos caminhos que melhor nos convém. Essa ferramenta é o voto consciente.
2 - A História da Formação dos Partidos Políticos no Brasil
Os partidos políticos no Brasil existem desde a primeira metade do século XIX. Mais de duzentos agrupamentos surgiram nesse período, mas nenhum deles durou muito. Não existem partidos centenários no Brasil, como é comum, por exemplo, nos Estados Unidos, onde democratas (desde 1790) e republicanos