Partidos No Imperio
Nos trechos das obras de Afonso ele demonstra certo conhecimento com opiniões sobre a época do partido imperialista, mostrando assim detalhes de como deveriam ser e de como realmente foram.
Deixando claro o que seria necessário para que o Brasil passasse a ser um estado-nação e não mais, um estado-liberal. Mostrando os pontos negativos do Brasil imperial.
Quando Dom Pedro nomeia os liberais reagem e reorganizam o novo partido liberal que no campo politico defendia a eleição direta, temporariedade do senado, autonomia das províncias etc., e no campo econômico, emancipação gradual dos escravos etc.. Os liberais radicalizavam e alguns se tornaram republicanos.
Os partidos no império foram representativos e influentes para a democracia no Brasil, pois acreditavam em que opiniões deveriam ser levadas em contas e também que mesmo com toda a ajuda dos partidos havia naquela época, entre eles havia concorrência e assim acredito que por tais motivos tenham levado a uma democracia.
A economia em crise de acordo com as necessidades da sociedade levou aos partidos a questionar porque o governo do país haveria de ser daquele modo, assim influenciando cada vez mais a democracia atual.
A consideração do rei com alguns países naquela época também influenciou muito, pois havia tratamento diferente com alguns partidos.
Os partidos tem um papel muito importante na preparação das eleições e na escolha dos candidatos, porque o partido deve levantar perante o eleitorado todos os problemas que hão de ser respondidos e além de apresentar os problemas, deve