PARTIDO PSTU
Foi fundado em 30 de setembro de 1993. Suas cores são o vermelho e amarelo e o seu código eleitoral é o 16. O PSTU é uma organização socialista, que reivindica o marxismo revolucionário, baseando-se nas teorias e práticas de Vladimir Lenin, de Leon Trótski e de Nahuel Moreno. O motivo da criação do partido foi devido à existência de profundas discordâncias ideológicas por parte de um grupo de partidários do Partido dos Trabalhadores (PT). Esse grupo era representado pela corrente denominada Convergência Socialista.
O PSTU foi fundado em um congresso realizado em 1993 por integrantes da LIT no Brasil. Funcionaram anteriormente como uma tendência interna do Partido dos Trabalhadores denominada Convergência Socialista.
A Convergência Socialista havia sido expulsa do Partido dos Trabalhadores em 1992, por defender o estabelecimento de uma campanha pelo Fora Collor naquele ano. O secretário geral do Partido dos Trabalhadores na época, José Dirceu, descreveu que "ao defender uma campanha contra o presidente da República naquela oportunidade", com a palavra de ordem "Fora Collor", esta seria uma tática da CS de propor ao PT derrubar o governo Collor.
A fundação do PSTU uniu diversas correntes socialistas e comunistas excluídas pela direção do PT na ocasião, organizações e grupos ativistas revolucionários nacionais e locais, entre elas, além da já citada Convergência Socialista, o PLP (Partido da Libertação Proletária).
A mobilização permanente dos trabalhadores
Atua contra a burguesia e o governo, as greves por salário e por melhores condições de vida, as ocupações de terra e de prédios públicos, porreforma agrária e em defesa das conquistas dos trabalhadores, inclusive quando se utilizam de métodos radicalizados, em resposta a radicalização da exploração a da miséria provocadas pela busca incessante do lucro pelos capitalistas.
Independência de classe
De acordo com o marxismo, a sociedade está