Partidas dobradas
DÉBITO E CRÉDITO
O método das partidas dobradas ou método veneziano em contabilidade foi feito por Luca Paccioli do livro Summma de Arithimética,geometria proportioni et propormaliti em 1494.Este método de estudos em contabilidade é feito por débito e crédito,e nas empresas é utilizado em software para a realização financeiras .Cada transação financeira é registrada na forma de entradas e saídas,na existência de contas devedoras e credoras .
História:
A primeira transação financeira da entidade de,qual seja,a colaboração de dinheiro nas contas das mesmas pelos sócios,se escritura assim:
Débito: conta caixa (ativo)
Crédito: conta capital(Patrimônio Líquido ou Passivo não Exigível).
Por essa simples notação algébrica (CAIXA CAPITAL),registra-se toda a gama de informações financeiras envolvidas na operação,sabe-se o dinheiro que a Entidade poderá investir em seus negócios,sem que se esqueça da obrigação assumida,se encerrar as atividades ou determinados sócio deixar o empreendimento,a quantia que ele entregou deverá ser formalmente devolvida pela Entidade para as contas do mesma.
Historicamente, as entradas de débito são registrados no lado esquerdo e as entradas de créditos no lado direito do livro razão.Em um modelo esquemático chamado no Brasil de “ra zonete”,as contas são chamadas de contas T devido sua semelhança com a letra “ T”.
Lançamento contábil é a forma como a contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possa vir a afetar) o patrimônio da empresa .
A escritura do lançamento tem por alicerce o secular método das “partidas dobradas”,segundo todo débito corresponde a um crédito de mesmo valor,ou seja, todo lançamento contábil são utilizados no mínimo duas contas uma para débitos e outra para créditos do mesmo valor.
Falamos no mínimo “porque há inúmeros casos que o lançamento que contém,por exemplo,uma conta a débito e duas a crédito.Mas nesse caso,a soma das duas contas creditadas será sempre