Particulas atomicas
Neste trabalho será apresentado as seguintes partículas atômicas:
Elétrons que são partículas de carga negativa, que giram em torno do átomo, responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos.
Os elétrons são utilizados na vida cotidiana, como os raios catódicos de um televisor, por exemplo.
Prótons que são partículas subatômicas que fazem parte do núcleo de todos os elementos. Diferentemente de Elétrons, os prótons possuem carga elétrica positiva.
Os prótons são utilizados para a formação de componentes radioativos.
Nêutron é uma partícula neutra, ou seja, uma partícula sem carga elétrica formada pela união de um próton e um nêutron.
Os nêutrons servem para neutralizar os prótons, para eles não se repelirem.
Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão dos elementos que compõem a matéria, e a importância que desenvolvem no nosso dia-a-dia.
1 PARTÍCULAS ATÔMICAS
A constituição elementar da matéria sempre foi uma questão intrigante para o homem, uma vez que este desejava saber a respeito de sua composição. Dalton contribuiu de forma significativa para solucionar esta questão com seu modelo atômico.
O modelo atômico de Dalton era baseado na “Bola de bilhar”, pois comparava a matéria com esta. Segundo Dalton a matéria era formada por átomos que por sua vez eram esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e destrutíveis, o que nos faz pensar em uma bola de bilhar. No entanto, seu modelo deixava muitas questões em aberto, pois através de seu modelo não podiam ser explicadas as novas descobertas, levando suas ideias a serem descartadas.
Em 1898, Joseph John Thompson sugeriu baseado na descoberta do elétron e da radioatividade, é composto por uma esfera positiva, não sendo maciça e coberta de elétrons que junto à carga positiva faz com que o átomo possua uma carga total nula. Sua conclusão foi obtida através do modelo de “pudim de passas”, no qual constatou que o átomo é divisível.
Por volta de 1856, a ampola criada por Sir