Participação Politica
A política começou ha´ milhares de anos, quando os primeiros grupos de humanos se organizaram. Em si, esse ato de organização é a política, e condicionou o desenvolvimento dassociedades. Contudo, observa-se que há um grande número de pessoas que criam justificativas – desculpas – para não participarem dela, chamam-a de inútil, superada. O que é um ato de ignorância e tolice.
Aparticipação política é indispensável. É através da política que se define como vão se passar as relações socio-econômicas, a legislação, a infra-estrutura. Ela decide se uma floresta, um rio, ou atémesmo se uma cidade devem continuar existindo. Ela visa ao bem comum, que empresa será responsável pela energia, pela água, pelo transporte. Escolhe que produtos podem entrar no país e qual será seupreço. É por tudo isso que o “apolítico” é tolo. Porque se está deixando dominar, quieto.
O “apolítico” é o típico descompromissado. Pensar, ler, argumentar custa, mas a sociedade abraçou umacultura da fuga do custoso, da busca animal pelo prazer dos sentidos. Com efeito, esses indivíduos abandonam o estudo, a leitura e, consequentemente, a política. E, para não se passarem por preguiçosos – osão – criam teorias falsas que definem a política como enrolação, prática ultrapassada. Pensam que os líderes podem fazer o que querem, que só trabalham para enriquecer, e que nada pode mudar essequadro. Usam essa desculpa para justificar sua inércia e não-atuação. Eles criaram um clima que fez a população se habituar a eleger líderes corruptos e a só se lamentar por isso.
A política vai serevigorar quando a cultura do prazer sensitivo for eliminada. E o responsável por isso não é o governo, como adoram dizer, mas aqueles que já perceberam o problema atual que é a inoperância política dasociedade. Estes podem melhorar sua cultura lendo e sendo críticos, pensando. Pois o povo está, mesmo sem saber, sedento de ser cidadãos que mudam o ambiente em que vivem.
É muito comum ouvir da boca de jovens hoje