Participação nos lucros
PLR
Referencial Teórico
Segundo Maximiano (2000,473), se as pessoas participam dos problemas e decisões devem também de alguma maneira participar dos resultados alcançados através de seu esforço. A participação nos lucros e resultados no conjunto da teoria sobre administração participativa é, então, um mecanismo de recompensa.
Referencial Teórico
A PLR é uma modalidade de remuneração variável que não se incorpora aos salários dos empregados e está atrelada a performance da empresa. A PLR é também um prêmio pelos resultados atingidos pela empresa com participação de todos, concedido através de acordo previamente firmado entre trabalhadores, sindicatos e direção da empresa.
Referencial Teórico
Segundo a definição dada por Tuma (1999, p.202): Participação nos resultados (PR) é um acordo em que o pagamento está condicionado a uma ou mais metas de desempenho, como melhora na qualidade do produto, redução de custos, produtividade, entre outras. Neste tipo de acordo, a rentabilidade não integra os indicadores selecionados e o lucro não é referência e nem condiciona o pagamento da PLR.
A PR significa ... uma percentagem ou fatia de valor que cada colaborador recebe dos ganhos de produtividade da empresa, além de seu salário mensal e sem incidência de encargos sociais. As formas de remuneração da participação nos resultados são semestrais ou anuais e acontecem na forma de comissões sobre vendas, abonos, salários adicionais entre outros.
Retorno para Empresa
A cada ano, os aumentos de salários são transformados em PLR, sem efeito cumulativo. Os ganhos de produtividade não são incorporados integral e definitivamente aos salários, mas apenas parcialmente, em forma de abonos momentâneos. Nesse modelo, os salários passam a variar conforme a conjuntura. As empresas, ao contrário, é que tem absorvido esses ganhos de produtividade de forma duradoura e definitiva, (...). (BARRETO e PÁDUA NETO, 1997, p.170) Através desse mecanismo de