Participação da Família na Escola
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES
PLANO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ADILSON FERREIRA DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO
Meu nome é Adilson Ferreira de Oliveira, nascido em 27/07/1978. Sou o oitavo filho, do total de dez que meus pais tiveram.
Minha vida profissional começou muito cedo, desde pequeno já ajudava meu pai na roça, apesar de nunca ter morado na roça, mas era de lá que meu pai tirava o nosso sustento. Ele trabalhava na fazenda do Sr. Floriano Peixoto (in memorian), juntamente com o meu Tio Manoel, que considero meu segundo pai, e seus filhos. Algumas vezes, devido à necessidade, meu pai me levava para trabalhar na lavoura, normalmente em época de colheita ou plantio, era pura diversão. Também ajudava meu pai, fazendo cobrança, nos negócios que ele fazia para aumentar a renda.
Quando tinha aproximadamente doze anos, meu irmão mais velho montou um bar próximo de casa, e passei a tomar conta do bar para ele, pois ele não morava na cidade, havia viajado para tentar a vida na cidade de São Paulo. Era um pouco difícil conciliar os estudos com o bar, mas foi possível e nem por isso deixei meus estudos. Meu pai ajudava muito, quando chegava da roça tomava conta do bar para que eu pudesse descansar e fazer as atividades escolares.
Em 1994 comecei a trabalhar na ACIASF, Associação do Comércio, Indústria e Agropecuária de São Francisco, hoje CDL. Trabalhava como office-boy, datilógrafo, mais tarde como digitador, devido a facilidade que tinha para datilografia e digitação. Mas, em 1996 por não ser liberado para fazer estágio do curso técnico em contabilidade, tive que sair do emprego, e assim concluir o Ensino Médio concomitante com o Curso Técnico em Contabilidade.
Durante o meu estágio o Sr. Manoel, conhecido como Necão, me empregou em sua contabilidade e lanchonete, onde eu revezava os afazeres, contabilidade e atendente na