participação da alemanha na 1ª e 2ª guerra mundial
1ª Guerra Mundial:
Os Estados Unidos não intervieram nos assuntos europeus até o começo da Guerra. Somente em abril de 1917, quando o presidente Woodrow Wilson declarou guerra à Alemanha, por ter perdido vários navios mercantes que foram afundados pelos submarinos alemães.
Após assinarem a paz com o governo Bolchevique, os alemães atacaram o ocidente. A partir de 1916 passaram a usar tanques e aviões, conseguindo romper facilmente as trincheiras, podendo entrar em territórios inimigos.
Em março de 1918 avançaram bastante na frente ocidental e em junho, chegaram a invadir 46 km de Paris, porém havia as defesas aliadas norte americanas que os deterão, levando a guerra para outra direção. A Alemanha, bombardeada, começou a perder os aliados: Bulgária, Turquia e Áustria. No segundo semestre de 1918, a Alemanha tornou-se insustentável.
O bloqueio naval feito pelos Aliados causou falta de alimento na Alemanha, provocando diversos protestos. Em novembro de 1918, Berlim sublevou-se contra o governo monárquico, fazendo o imperador Guilherme II abdicar, formando um governo provisório, liderado pelo Partido Social-Democrata (socialista moderado), este partido proclamou a República Weimar, assinando um acordo de paz com os Aliados e suspendendo hostilidades, terminando com a Primeira Guerra Mundial.
2ª Guerra Mundial:
No dia 1º de setembro de 1939 tinha início a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pelo exército da Alemanha nazista. O principal objetivo de Hitler com este ato era reconquistar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão. O ataque começou às 4h45 da madrugada, quando os canhões do cruzador alemão SMS Schleswig-Holstein abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na cidade hoje chamada de Gdansk. Após um mês, os alemães derrotaram os poloneses. A União Soviética tornou efetivo o acordo Ribbentrop-Molotov e ocupou a parte oriental da