Partes construtivas de um motor
Placa de Motores
Nome: Luís Felipe de Carvalho
N°20
Turma: 2°EL01
Todo motor elétrico possui uma placa identificadora colocada pelo fabricante de acordo com a norma NBR 7094 .
Potência Nominal
Aqui temos a informação sobre a potência nominal do motor. Um motor de 3,7 KW e dentro do parênteses 5 CV.
Velocidade/Rotação
RPM ( rotações por minuto ), trata-se de um motor de 2 pólos, um motor de alta rotação assíncrona .Velocidade assíncrona é a rotação medida no eixo do motor. O valor lido na placa dos motores, portanto valor nominal, é o valor da velocidade assíncrona.
Fator de serviço
Fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e frequência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento. A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior aquela do motor com carga nominal. O fator de serviço não deve ser confundido com a capacidade de sobrecarga momentânea que o motor pode suportar. Para este caso, o valor é geralmente de até 60% da carga nominal durante 15 segundos.
Exemplo : motor de 8,7 A e FS 1,15 Corrente máxima admissível = 8,7 A x 1,15 = 10,005 A
Classe do Motor
É a determinação da temperatura máxima de trabalho, que o motor pode suportar continuamente sem ter prejuízos em sua vida útil. CLASSE A - 105°C; CLASSE E - 120°C; CLASSE B - 130°C; CLASSE F - 155°C; CLASSE H-180°C
Rede de alimentação
Os motores elétricos solicitam da rede de alimentação, durante a partida, uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 10 vezes a corrente nominal. Este valor depende das características construtivas do motor e não da carga acionada. A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal).
Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção.
É a indicação das