Parte Trabalho Log Stica Distribui O E Custos
DISTRIBUIÇÃO / CUSTOS RELATIVOS. A malha brasileira possui 22 mil km após a recente inauguração do gasoduto Rio de Janeiro – Belo Horizonte – Gasbel II, e segundo o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2009 da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A malha é formada por 569 dutos, desses 434 dutos ou aproximadamente 7.876 km, são utilizados para o transportar petróleo e derivados. O País esta 16º no ranking mundial, o que ainda é pouco se for levada em consideração a produção massiva nos setores do petróleo e da mineração, principais demandadores deste tipo de transporte, segundo ultimos levantamentos de dados da ANP Agência Nacional do Petroleo (assuntos relacionados a dutovias são de responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Mapa dos dutos e gás natural no Brasil - ANP [-]
O transporte dutoviário é uma tendência mundial. Em países como os Estados Unidos, a malha dutoviária, que transporta diferentes líquidos, é de mais de 440 mil km. Na Rússia são mais de 300 mil km e no Canadá, 240 mil km. Já no Brasil, a malha dutoviária é de apenas de 22 mil km. O transporte por dutos é efetuado por um sistema de tubos que interligam regiões produtoras com centros consumidores e terminais marítimos.
Atualmente, aproximadamente 95% do etanol brasileiro é transportado por rodovias. A logística por exemplo do etanol realizada predominantemente por dutos proporciona diversos benefícios econômicos e ambientais. Nos outros países onde o transporte dutoviário é utilizado largamente, os custos com a logística são mais baixos, tornando a cadeia produtiva mais competitiva. Quando operando em capacidade total – 16,6 bilhões de litros de etanol por ano – 1.600 caminhões bi-trem deixarão de circular, por dia, nas estradas brasileiras. Isto significa uma economia anual de aproximadamente 85 milhões de litros de diesel combustível para mover estes caminhões, redução de acidentes com