Parte Escrita Aromaticos
Os aromáticos não seguem normas de nomenclatura, tendo cada um nomes próprios. Os mais comuns são: Tolueno Benzeno Naftaleno
Antraceno Fenantreno
Para a nomenclatura de hidrocarbonetos aromáticos ramificados seus nomes são formados pela cadeia principal que é o anel aromático e o nome das ramificações ou radicais orgânicos, sempre numerando os carbonos a partir da ramificação mais simples de maneira que se tenham os menores números possíveis.
Hidrocarbonetos Aromáticos ramificados originados do Benzeno:
Para apenas um radical, não é necessário indicar a posição.
Para radicais iguais, o carbono 1 é aquele que faz com que a cadeia tenha os menores números possíveis.
Para radicais diferentes, o carbono 1 é aquele que contiver o radical mais simples e a numeração deve seguir de modo a se obterem os menores números possíveis para os outros radicais.
No caso de duas ramificações, podemos utilizar também os prefixos: orto (posição 1,2 do anel), meta (posição 1,3 do anel) e para (posição 1,4 do anel).
Ex:
Radicais:Metil (Carbono 1)Etil ( Carbono 3)
3-Etil-1-Metil-Benzeno ou Etil-Meta-Metil-Benzeno
Radical: Fenil,Ciclo: Benzeno
Fenil-benzeno
Hidrocarbonetos Aromáticos ramificados originados do Naftaleno:
Os carbonos são divididos em α(alfa) e β (beta), de acordo com a sua posição. Os Carbonos são divididos em e , de acordo com sua posição. O Carbono 1 é sempre um dos Carbonos e o Carbono 2 deve ser um Carbono , para evitar erros de numeração. Para dar nome a um aromático com apenas um radical, basta indicar a posição com sua respectiva letra grega. Com dois ou mais é recomendado utilizar a numeração Veja quais são os Carbonos e na molécula de Naftaleno:
Ex:
Radicais: Metil (carbono β), Ciclo: Naftaleno
β-MetilNaftaleno