Parte de contabilidade do pim 2
Segundo Ribeiro (1999), Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio de uma empresa. Tem por objeto principal o estudo do patrimônio de uma entidade, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que a afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira da empresa.
A contabilidade permite, através da suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
A principal finalidade da Contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
RIBEIRO Osni Moura-Contabilidade Geral- ( Ed.Saraiva pag.33,34,35).
2.1- Balancete
Balancete é uma relação de contas extraídas do livro Razão com seus saldos devedores e credores.
Os balancetes podem deferir uns dos outros com relação ao número de colunas utilizadas: uns poderão conter apenas duas colunas, sendo uma destinadas ao saldos devedores e outra ao saldos credores; outros poderão conter colunas destinadas ao movimento (total do débito e do crédito de cada conta) ou até mesmo para se lançar valores dos lançamentos de ajustes, conforme o interesse do contabilista.
Veja a o que dispõe a Norma Brasileira de Contabilidade, NBC T.2.7 do Balancete:
1- O Balancete de verificação do Razão é a relação de contas, com seus respectivos saldos, extraídos do Razão em determinada data.
2- O grau de detalhamento do Balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade.
3- Os elementos mínimos que devem constar do Balancete são:
a) identificação da entidade
b) data a que se refere
c) abrangências
d) identificação das contas e respectivos