Parque natural da serra da estrela
Região: Centro
Distritos: Guarda e Castelo Branco
Concelhos: Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia
Localização: Situa-se em plena Serra da Estrela (a mais alta de Portugal Continental, altitude: 1993 metros), no centro interior de Portugal.
Área: 101 000 ha
Site oficial: Ver aqui
Descrição: O Sítio de Importância Comunitária – Rede Natura 2000 “Serra da Estrela” integra o Parque Natural da Serra da Estrela. O “Planalto Central da Serra da Estrela” está também classificado como Reserva Biogenética do Conselho da Europa.
O Parque Natural da Serra da Estrela está inserido quase totalmente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal Continental e é parte importante das bacias hidrográficas dos rios Douro, Tejo e Mondego.
No maciço central da Serra da Estrela, destaca-se a Torre, os Cântaros (penedos situados mais a Norte) e as Penhas da Saúde. O vale glaciar em U do Zêzere une as Penhas da Saúde e Manteigas. Na parte mais a Norte do Parque, o planalto de Videmonte é cavado pelo Mondego. Nos vales e encostas, situam-se aldeias serranas como Loriga, Linhares, Alvoco da Serra e Sabugueiro.
O Parque Natural apresenta um variado mosaico de habitats, alguns de interesse prioritário, como os prados de gramíneas (cervunais) onde existe uma importante flora endémica (e.g. Festuca henriquesii, Leontodon pyrenaicus subsp. herminicus e Ranunculus abnormis) ou rara (e.g. Alchemilla transiens e Gentiana lutea), os zimbrais-anões de Juniperus communis e as charcas e lagoas permanentes, onde se pode observar a relíquia glaciar Sparganium angustifolium.
De grande importância são também as turfeiras, os urzais, os prados e as comunidades herbáceas e arbustivas endémicas de Sedum anglicum subsp. pyrenaicum e caldoneira (Echinospartum ibericum), os matos de piorno-serrano (Cytisus oromediterraneus, sin. C. purgans auct.) e os bosquetes de teixo (Taxus baccata).
Espécies do género Festuca