Parque ecologico da pampulha
PARQUE ECOLÓGICO Espaço proporciona às pessoas uma integração direta com o ambiente
Versão para impressão Impressão
O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e foi inaugurado em 21 de maio de 2004. O espaço, de 30 hectares de àreas verdes, oferece à população da cidade a aos turistas uma programação permanente de educação ambiental, cultural, patrimonial e para o trânsito.
Suas características, pouco comuns no Brasil, proporcionam às pessoas uma integração direta com o ambiente. O gramado pode e deve ser pisado e utilizado para o descanso, o lazer e a comtemplação da natureza. Para receber visitantes e grupos agendados, uma equipe de monitores, treinada pelos profissionais do Serviço de Educação Ambiental, está sempre disponível. Eles são aptos a orientar crianças e adultos quanto ao meio ambiente e sua conservação, além de esclarecer dúvidas relativas à flora e fauna do Parque.
A prática de esportes é estimulada com o oferecimento equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e cooper e bicicletas gratuitas. O espaço também é utilizado como cenário para shows musicais, espetáculos de dança, peças teatrais e eventos com propósitos educativos. Patrimônio de Belo Horizonte, o Parque artificial acolhe cerca de 5.000 pessoas aos finais de semana e atende escolas públicas e particulares durante a semana.
Bicicletas para Todos
O "Bicicleta para Todos" é uma grande novidade para os moradores de Belo Horizonte. O projeto é pioneiro e oferece à população lazer de qualidade aliado à promoção da saúde. No Parque Ecológico, vinte bicicletas estão à disposição dos visitantes para utilizarem gratuitamente. A partir de um documento de identificação, qualquer pessoa maior de 18 anos poderá pegar uma bicicleta e percorrer o Parque em áreas determinadas. Os usuários