Parque das dunas
FLORA DO PARQUE DAS DUNAS
A cobertura vegetal do Parque das Dunas está representada pela Mata de Dunas Litorânea, aproximadamente 80% onde da sua formação é representada por Praias e Sopé de Dunas e cerca de 10%, pela formação Vegetal Tabuleiro Litorâneo (na área do bairro de Capim Macio).
Há predominância de espécies peculiares da Mata Atlântica, tais como as árvores, trepadeiras, bromélias, orquídeas e aráceas, ocorrendo algumas espécies de caatinga e tabuleiro.
Na área do Parque das Dunas existem também mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, com maior predominância das leguminosas, mirtáceas, euforbiácias, convolvuláceas e rubiáceas. Entre as espécies de árvores de importância econômico-ecológica, destacam-se o pau-brasil, sucupira, pau-d’arco, peroba, maçaranduba, ubaia, mangaba, jatobá, pau-sangue, sapucaia e pau-mulato.
A vegetação fixadora das dunas impede que as areias se movam impulsionadas pelo vento, soterrando áreas urbanizadas, além de contribuir para amenizar o clima da região. A Flora está representada por mais de 350 espécies nativas, que se unem as belas paisagens que se sucedem sobre as dunas, proporcionado visuais de extrema beleza. No Parque das Dunas tem um bosque de pau-brasil nativo, que pode ser conhecido através das trilhas.
2.ALGUMAS ÁRVORES PRESENTES NO PARQUE
2.1 JATOBÁ (Hymenaea courbaril L.)
Com altura entre quinze e trinta metros (até 45 metros na Amazônia) e um tronco que pode ultrapassar um metro de diâmetro, suas folhas têm dois folíolos brilhantes com de seis a catorze centímetros de comprimento.
Há registros de exemplares, na Amazônia e no Rio de Janeiro, com altura de quarenta metros e diâmetro maior que três metros.
O fruto é um legume indeiscente, de casca bastante dura. Cada legume costuma ter duas sementes e é preenchido por um pó amarelado de forte cheiro, comestível, com grande concentração de ferro, indicado para anemias