Parnasianismo
Para mim, o método de ensino está subordinado à maneira de compreender a transmissão dos conteúdos. Numa proposta de tendência progressista, que é a que procuro seguir, a metodologia deve favorecer a correspondência dos conteúdos com a prática social, buscando uma unidade entre a teoria e a prática, ou seja, não basta que os conteúdos sejam somente transmitidos, eles têm de estar relacionados à uma significação humana e social. Portanto, a aula deve principiar na observação do conteúdo na prática, em seguida é feito um confronto com teorias e explicações sistematizadas para finalmente voltar-se à reestruturação e/ou à solidificação da prática. Ou seja, o aluno primeiramente analisa o conteúdo em práticas socias reais, depois confronta, aprofunda e sitematiza esse contéudo para em seguida sintetizá-lo e até mesmo, dependendo do conteúdo, produzi-lo.
Um elemento importante em qualquer etapa do processo de ensino-aprendizagem numa tendência progressista é a estimulação da autonomia e do protagonismo do aluno nesse processo.
Em termos teóricos (e práticos também!), as pedagogias de Paulo Freire e Célestin Freinet foram fundamentais para a minha prática pedagógica.
2) Qual a visão da escola onde trabalha a respeito desses conceitos?
A escola em que trabalho valoriza e estimula esse tipo de abordagem.
3) Há uma proposta pedagógica que deve ser seguida pelos professores?
Sim. A prosposta pedagógica da escola segue a linha da pedagogia progressita de Paulo Freire.
4) Como esse conhecimento auxilia na sua prática pedagógica?
A proposta pedagógica da escola me auxilia dando referências à minha prática em sala de aula, além de fornecer embasamento teórico para nortear o trabalho em conjunto com os demais professores da