Parmenides e heraclito
1R: No sentido em que se um individuo seguir o pensamento e não a opinião que varia e muda, encontrará a variedade e realidade, que esta submetida a diversidade das coisas. Baseada em uma concepção de unidade ou totalidade real para alem do movimento, considerado uma característica apenas aparente das coisas.
2R: Caracteriza a verdade como um caminho que não pode ser alterado considerado exato e quem o segue deve saber de tudo. Já a opinião é caracterizada como um caminho que muda a qualquer momento e quem o segue não tem a seu favor a certeza.
3R: O primeiro (realidade) diz que SER é e que o NÃO SER não é,sendo este o caminho da convicção, pois conduz a verdade. O segundo (aparência) que não é , é, e que o NÃO SER é necessário essa via, digo-te é imperscrutável pois não podes conhecer aquilo que não é.
4R: Seu modo de pensar é o que vai definir o que você é seu modo de ser.
5R: A comparação entre os dois é que existe uma grande diferença, Parmênides se refere-se falando de uma realidade única subjacente a pluralidade dos fenômenos focando em uma única tese. Já Heráclito com uma única concepção de entendimento real com sentido no conflito entre os opostos a causa, uma visão dinâmica e de pluralidade, focada em uma tese (dinâmica) aberta sem ser só “aquilo”. Mas ambos usando sempre a lógica.
Heráclito
1R: *Se a felicidade consiste nos prazeres do corpo, Deveríamos considerar felizes os bois quando encontram ervinhas para comer.
*A grande multidão não entende essas coisas mesmo quando as encontra em seu caminho, e não as entende quando ensinada.
*Mas pensa saber prefiro tudo aquilo, que se pode ver, ouvir, entender.
2R: Eternamente vivo, acendendo-se e extinguindo-se conforme a medida.
3R: O deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundancia e fome. Trata-se de uma única e mesma coisa á vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva a outra e