Parmalat
Ano letivo 2014/2015
Trabalho prático 1
(Proposto em 06/03/2015 para entrega, no Moodle, até 22/03/2015)
Nome: Clique aqui para introduzir texto.
N.º: Clique aqui para introduzir texto.
Escândalo escolhido: Parmalat
Resumo:
A Parmalat começou por ser uma pequena empresa familiar de distribuição de leite pasteurizado, situada nos arredores de Parma, em Itália. Aproveitando, na década de 60, os apoios financeiros da comunidade europeia, Calizo Tanzi, fundadador da Parmalat, conseguiu desenvolver e impulsionar a empresa em termos mundiais. Deste modo, em meados da década de 70, a Parmalat torna-se a maior empresa do género no globo, multiplicando filiais pelos diversos continentes e criando empresas intermédias em países com facilidades fiscais, os ditos paraísos fiscais. Em meados da década de 90, a Parmalat emprega cerca de 40 000 trabalhadores e factura anualmente valores na ordem dos 8 000 milhões de euros. Tudo parece correr lindamente, inclusive as opiniões dos analistas de mercado aferindo as acções da empresa como fidedeginas e de excelente investimento. Até que em 2003, uma aplicação financeira no valor aproximado de 500 milhões de euros num fundo situado num paraíso fiscal suscita dúvidas aos auditores. Começa a surgir desconfiança, a Standard & Poors baixa a cotação das acções da Parmalat, leva a pedidos de esclarecimento pelas autoridades competentes, alarmando deste modo os mais de 100 mil investidores.
Em resposta, o presidente do grupo acena com um comprovativo de um depósito num fundo num paraíso fiscal, cerca de 4 000 milhões de euros, o que tranquiliza os investidores e faz com que os “fazedores de opinião” voltem a dizer que estes fundos são bons investimentos, levando muita gente a continuar com o seu investimento.
Contudo, o suposto banco onde existiria o “fundo salvador” afirma que o comprovativo de depósito é falso assim como a inexistência de qualquer aplicação financeira, naquele montante, naquele banco.