Parkour no Brasil
Entenda como nasceu essa atividade que se difundiu no Brasil e hoje possui centenas de praticantes
O Parkour é uma atividade que surgiu por volta de 1988, nas cidades de Lisses e Evry, na Fraça, desenvolvida por David Belle, que chegou até a prática através de seu pai, que foi quem na verdade deu iniciação ao Parkour. O pai de Belle entrou para o regimento de crianças do Vietnã aos sete anos de idade e isso influenciou no modo como Belle foi criado, pois a única maneira de estar perto do pai era praticando parkour. O pai de Belle já fazia parte de uma elite no exercito dos bombeiros parisienses. Foi então que Belle começou a fazer disso um jogo. Pegou as coisas que faziam no exército, e as utilizou com um pouco mais de liberdade.
O Parkour, do francês parcours, significa percurso, e é um método de treinamento que permite ultrapassar os obstáculos,da forma mais rápida e eficiente possível, preservando o ambiente e o seu corpo, tanto no meio urbano como no natural. Belle substituiu o "c" pelo "k" para sugerir agressividade e removeu o "s" como oposto à filosofia do Parkour sobre eficiência. Treina-se Parkour para, ao se deparar com algum problema, o praticante ser capaz de enfrentá-lo. O resultado final é tornar o praticante autônomo em sua vida.
Ter disciplina para a prática do Parkour é extremamente necessário. Você está sujeito a machucar-se com facilidade. Você aprende Parkour da mesma forma que você aprendeu a andar, como um bebê que engaitnha. É um processo de reaprendizagem. A adrenalina surge quando você não está 100% seguro de que consegue realizar algo. Isso é importante porque ela permite que você fique alerta. Se você não sente mais medo, isso é perigoso.
No Brasil a disseminação do Parkour começou, de fato, por volta do ano de 2004, quando praticantes de São Paulo, Florianópolis e Brasília resolveram iniciar os treinos na atividade com base apenas em informações da internet. Logo o Parkour se estabeleceu nas