Parede de diafragma
CAMPUS SANTO AMARO
DIRETORIA DE EXATAS
ENGENHARIA CIVIL
EXECUÇÃO DE PAREDES DIAFRAGMA
MOLDADE IN LOCO
Trabalho realizado na Disciplina de Construção Pesada, apresentado à Universidade Nove de Julho, como exigência do Curso de Engenharia Civil, orientado pelo Prof. Waldir José Gaspar.
SÃO PAULO
2012
RESUMO
Com o crescente número de empreendimentos/edificações e a verticalização de tanto moradias como escritórios que buscam maior aproximação dos centros de grandes capitais como São Paulo, reduz-se em muito as áreas para edificações sendo necessária construção de maiores áreas construídas em menores espaços físicos limitando-se não só a estruturas sobre o solo mais também a estruturas subsolos, com essa necessidade foi criado o que hoje conhecemos por contenções que basicamente se trata de uma estrutura que normalmente é executada antes da escavação para impedir que o solo devido à altura da escavação desmorone causando grandes transtornos.São estruturas destinadas a conter massas de solo cujos paramentos se aproximam da posição vertical. São usadas para prevenir que o material retido (solo) assuma sua inclinação natural, estruturas projetadas para suportar pressões laterais decorrentes de maciços de terra de água ou de ambos.
Uma desses tipos de estrutura é a parede de diafragma, utilizada em obras de edifício residencial e comercial com subsolo tendo a presença de água do lençol freático, galeria de metrô, proteção de fundações de pilares de pontes, reservatório subterrâneos, fundações profundas, estruturas de contenção para prevenção de deslizamentos.
A parede diafragma poderá ter função estática ou de intercepção hidráulica.
Existem hoje no Brasil três tipos de paredes diafragma: * Parede Diafragma Moldada in loco; * Parede Diafragma Pré-Moldada; * Parede de Diafragma Plástica.
A parede de diafragma moldada in loco é a mais utilizada hoje em dia, nos