Parede corta fogo
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (CB) e de Normalização Setorial (ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). Os projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos CB e ONS, circulam para Votação Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.
PORTA CORTA FOGO
OBJETIVO
Esta norma fixa as condições exigíveis de construção, instalação e funcionamento de porta corta fogo do tipo de abrir com eixo vertical, para saída de emergência. As portas corta-fogo para saídas de emergências são indicadas para instalação nos seguintes locais, conforme recomendações constantes em “Recomendações de utilização”:
a) Antecâmaras e escadas de edifícios; b) Entrada de escritórios e apartamentos; c) Áreas de refúgio; d) Paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais e compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal; e) Locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga; f) Acesso às passarelas e intercomunicação entre edifícios; g) Portas em corredores integrantes de rotas de fuga; h) Acesso a recintos de medição, proteção e transformação de energia elétrica.
DEFINIÇÕES
Porta corta-fogo para saída de emergência
Porta do tipo de abrir com eixo vertical, constituída por folha(s), batente ou marco, ferragens e, eventualmente, mata-juntas e bandeira, que atende as características desta Norma, impedindo ou retardando a