parecer psicologico
São Luís –MA
2012
Parecer para processo em caso de Alienação Parental
1. Identificação:
Parecerista: Walkiria Campos Ribeiro – Estudante do 7º Período de Psicologia do Ceuma
Solicitante: Mm. Juiz Dr. Juarez Dias
Da 6ª Vara da Família da Comarca de São Luís do MA
Assunto: Revisão dos Direitos de Visitação/ Alienação Parental
2. Exposição de Motivos:
Juliana Gomes de Sousa é uma criança de nove anos de idade, vítima de Alienação Parental, onde a mãe a utiliza como instrumento de agressividade direcionada ao ex – parceiro, gerando assim, um clima de descontentamento e desconforto constantes. A genitora Ana Tereza controla excessivamente os horários de visita, cria condições negativas para todos os programas que a filha faça com o genitor Thiago de Sousa. Organiza diversas atividades nos dias de visitas agendados de modo a torná-los desinteressantes ou inibi-los.
Desta forma, questionamos se atualmente Juliana é levada a odiar e rejeitar o genitor que a ama e necessita desse vínculo, pois dando continuidade à essa situação o vínculo será irremediavelmente destruído.
3. Análise:
Diante dos motivos supracitados, em resposta à solicitação direcionada à esta parecerista, os procedimentos adotados consistem na observação, entrevistas técnicas e escutas psicológicas da criança, da genitora e do genitor( individuais e em grupo ), de acordo com a resolução 007/2003 do CFP, tendo como objetivo a busca de informações e fatos que possam caracterizar e/ou constatar a existência de Alienação Parental.
Dessa forma a criança, a genitora e o genitor foram informados dos procedimentos desta avaliação e alertados/orientados sobre os problemas gerados para a criança, por estar sendo submetida a tais conflitos: isolamento social, agressividade, desinteresse nas atividades escolares e esportivas, queda do rendimento escolar. Em escuta psicológica,