parecer laudo
INSTITUTO DE ANTROPOLOGIA
MOISÉS MOREIRA DA SILVA
PARECER SOBRE LAUDO ANTROPOLOGICO
RESTRIÇÃO DE TRANSITO NA T.I WAIMIRI ATROARI
Boa Vista - RR
2014
MOISÉS MOREIRA DA SILVA
PARECER SOBRE LAUDO ANTROPOLOGICO
RESTRIÇÃO DE TRANSITO NA T.I WAIMIRI ATROARI
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Carlos Alberto Marinho Cirino, como requisito para aprovação na disciplina do Curso Laudos Antropológicos no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima.
Boa Vista – RR
2014
O laudo em questão é fruto de uma ação pública movida pelo Senador Augusto Affonso Botelho Neto, no ano de 2004, no que diz respeito a restrição de transito da BR 174, na área da Reserva Indígena Waimiri Atroari fronteira do Estado de Roraima com Estado do Amazônas na, na ação o autor afirma que restrição de transito afeta diretamente desenvolvimento do Estado de Roraima e com não bastasse ainda tenta distorcer a constituição no que garante o direito de ir e vir, e ainda desconhece o direito a terras ancestralmente ocupadas, mas isso fica bem claro mais a frente na Contestação.
O bloqueio na verdade, não fora posto pelos indígenas, mas, sim pelo Exército Brasileiro quando construiu a estrada, que na época da construção os Waimiri Atrori chegaram quase a extinção, com o genocídio dessa população, dos mais de 1000 indigenas restaram um pouco mais de 30 indivíduos.
Com os autos do processo fez-se necessário a convocação de um perito na área de antropologia, o que traria grande peso para firmação do julgamento.
O Professor Dr. Carlos Alberto Marinho Cirino da UFRR, foi o antropólogo intimado para fazer o laudo. Em seus relatos vale ressaltar quanto suas dificuldades encontradas, o que fez questão de escrever no início, como: prazos estipulado para conclusão do laudo, logística, demora na liberação do recurso e a autorização