Parecer em Auditoria
A - PARECER SEM RESALVA
A.1 – CONCEITO
O parecer sem ressalva implica afirmação de que, tendo havido alterações em procedimentos contábeis, os efeitos delas foram adequadamente determinados e revelados nas demonstrações contábeis. Nesses casos, não é requerida nenhuma referência no parecer.
A.2 – DIVISÃO
1º parágrafo - Determina o propósito de trabalho bem como a responsabilidade do auditor.
2º parágrafo - Determina a expansão do trabalho de auditoria e a forma como o trabalho se encaminhou.
3º parágrafo - Determina a opinião emitida pelo auditor.
A.3 - QUANDO SE APLICA
É emitido quando o auditor aplicou todos os procedimentos de auditoria necessários e não encontrou qualquer fato que pudesse influenciar na opinião a ser emitida
A.4 – MODELO DE PARECER SEM RESSALVA
Administradores e Acionistas (Quotistas) da empresa Sonho Meu e CIA
Maringá – PR
1. Examinamos os balanços patrimoniais da Empresa Felicidade Instantanea, levantados em 31 de dezembro de 2012 , e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.
2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam, entre outros procedimentos: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e os sistemas contábil e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das práticas e estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da sociedade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.
3. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis