Parcerias Estratégicas
Conceito e considerações
Rui Soares
Mestrado Gestão Organizações
APNOR
Porto, Portugal
Authors Name/s per 2nd Affiliation (Author)
1
Resumo— Num mundo onde a competitividade é a “palavra de ordem” e as investigações em todas as áreas são cada vez mais e melhores, no sentido de proporcionarem estratégias mais eficazes no combate à concorrência, surgiu a necessidade de “fazer bem”, não apenas uma vez, mas sempre, para cativar os clientes e ao mesmo tempo mantê-los por um longo período de tempo. Numa envolvente hipercompetitiva, a mudança é um estado permanente, forçando as organizações a mudarem tendo em vista manter um grau de ajustamento à envolvente capaz de lhes assegurar a sobrevivência. Estas pressões competitivas aliadas ao “timing” reduzido para responderem às mudanças do mundo empresarial impossibilitam a detenção de todo o conhecimento, tecnologia e meios nas etapas de conceção, produção e comercialização. Uma das mais importantes estratégias da atualidade para solucionar este problema de gestão é a estratégia corporativa de parceria, pois apresenta-se como uma “janela de oportunidades” e uma das mais eficientes no que respeita a proporcionar fonte secundária de capital, mitigar o risco do negócio consubstanciado por contrapartida a partilha de “know-how”, marketing, distribuição ou somente o reconhecimento da marca[2].
Deste modo, analisa-se neste ensaio o conceito de parceria estratégica e, por fim, a elaboração de uma síntese com as conclusões.
Palavras-chave: parcerias estratégicas, gestão estratégica.
Abstract— In a world where competitiveness is the “buzzword “ and investigations in all areas are becoming more and better, Summary – In a world where competitiveness is the “ buzzword “ and investigations in all areas are increasingly more and better in order to provide more effective strategies to combat competition, the need to “ do well “ arose not only once, but always to captivate customers and at the same