PARASITOLOGIA
A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina e veterinária. Esta ciência atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de parasitas vertebrados. Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas. Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte. (http://www.todabiologia.com/dicionario/parasitologia.htm#).
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PARASITOLOGIA :
Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais. (http://www.todabiologia.com/dicionario/parasitologia.htm#).
DIVISÃO DE ESTUDO DOS PARASITAS
os parasitas que são estudados são divididos em:
- Parasitas invertebrados;
- Parasitas vertebradas;
- Protozoários; (https://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/50193/parasitologia).
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgão do sistema genital e os sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Caso o agente parasitário utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele local no qual o parasita se reproduz sexuadamente. Hospedeiro intermediário é aquele no qual o parasita se reproduz assexuadamente.