Parasitologia
Introdução
Nossa equipe irá mostrar as principais doenças causadas pelos parasitas Helmintos e Artrópodes , quais tipos doenças, causas, sintomas e possíveis tratamentos.
A Parasitologia estuda os parasitas, o hospedeiro e a relação entre eles.
Parasita: É um ser vivo que sobrevive em outro ser vivo, de onde se nutre e causa alguns danos a ele.
Hospedeiro: É o ser vivo que abriga o parasita.
Os parasitas são classificados em 3 grupos, entre eles estão os Helmintos e os Artrópodes.
Helmintos:
São vermes que parasitam o homem causando doenças como:
- Ascaridíase (Lombrigas)
Causas:
A contaminação ocorre quando o ser humano ingere os ovos do parasita, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou no solo. O único hospedeiro é o homem.
Sintomas:
Geralmente são assintomáticos, em algumas situações os sintomas vão variar de acordo com o órgão atingido. Pode causar dor de barriga, diarréia, náuseas. A larva também pode contaminar as vias respiratórias, provocando tosse, crises de asma, catarro com sangue.
Tratamento:
O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos por via oral, receitados por um médico, que podem ser tomados em uma única dose ou por três dias consecutivos.
- Estrongiloidíase (Infecção intestinal)
Causas:
Por larvas encontradas no solo, elas penetram na pele, podendo atingir pulmão, epiglote. Após serem deglutidas atingem o sistema digestivo e transformam-se em vermes adultos. Também podem ser infectado por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com larvas infectantes.
Sintomas:
Alergias na pele, diarréia, desidratação, tosse seca, náuseas e vômitos.
Tratamento:
É feito através de remédios via oral e receitados por um médico.
- Larva Migrans (Bicho Geográfico)
Causas:
As larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, que quando defecam na areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas e penetram