Parasitologia
Ciclo
Esse parasito apresenta ciclo monoxeno, ou seja, direto, não precisando de vetores ou hospedeiros intermediários. A infecção ocorre por via oral pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos. No estômago, o meio ácido inicia o desencistamento que é completado no intestino delgado onde ocorre a colonização pelos trofozoítos, multiplicando-se por mitose, à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal pelas ventosas, realizando assim um mecanismo de sucção de nutrientes. O ciclo se completa no ceco, onde ocorre o encistamento do parasito, que será eliminado com as fezes para o meio exterior.
A amebíase causada por um protozoário parasita do gênero Entamoeba quando este invade as paredes do cólon do intestino grosso, podendo também estar presente em outros órgãos como fígado, pele, pulmão e cérebro.
Ciclo
Os cistos são formas resistentes expelidas com as fezes de pessoas infectadas. Após ingestão de água ou alimentos contaminados, a passagem peloambiente ácido do estômago induz a sua transformação já no intestino numa forma amébica que rapidamente se divide em oitos trofozoitos, também amébicos. Os trofozoitos aderem fortemente ao meio,multiplicando-se e causando doenças, e em alguns casos transformam-se em formas císticas, que não aderem à mucosa e são expelidas pelas fezes.
Qual a incidência das doenças?
A giardíase é encontrada no mundo todo, principalmente entre crianças de 8 meses a 12 anos. Altas prevalências são encontradas em regiões tropicais e subtropicais e entre pessoas de baixo nível econômico.
A amebíase apresenta distribuição mundial, sendo contudo mais prevalente e severa nas regiões tropicais, mas não devido propriamente ao clima e sim às condições