Parasitologia
O homem é um hospedeiro acidental, pois o verme terá pouca probabilidade de alcançar seu completo desenvolvimento. Hospedeiro acidental é o que geralmente não transmite o agente a outros animais. O homem se infecta ao ingerir os ovos em vegetais ou na água contaminada. Ele pode se infectar também pelo contato estreito com o cão portador.
2) Diferencie Leishmaniose Calazar de Leishmaniose Tegumentar.
Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.
A Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA, também conhecida por úlcera de Bauru, nariz de tapir, botão do oriente, ferida brava, é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas; é primariamente uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.
3) Por que a Leishmaniose Tegumentar recebe as seguintes classificações:
• L cutânea
• Leishmaniose Cutânea Difusa
• Leishmaniose Mucocutânea
A Leishmaniose Tegumentar (LT) é um conjunto de enfermidades causadas por várias espécies de protozoários digenéticos da ordem Kinetoplastida, da família Trypanosomatidae, do gênero Leishmania, que acometem a pele e/ou mucosas do homem, e de diferentes espécies de animais silvestres e domésticos das regiões tropicais e subtropicais do Velho e Novo Mundo. Nas Américas, são transmitidas entre os animais e o homem pela picada das fêmeas de diversas espécies de flebótomos (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae) dos gêneros