parasitologia
2- Qual é a diferença entre o mecanismo de ação da heparina e do EDTA?
3- Qual é o papel do fluoreto, do formol e de ácidos orgânicos utilizados em frascos de coleta de material biológico usados em análise clínica?
4- Por que o sangue venoso é o tipo de amostra de sangue mais coletada para avaliações bioquímicas? Existe diferença em algumas análises para utilização de sangue arterial e capilar?
5- Que característica especial a LDH e a CK apresentam que as tornam alvos para a investigação de patologias no organismo?
6- CASO CLÍNICO- INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: Paciente de 76 anos de idade, sexo masculino, branco foi internado no HU para realização de cirurgia não-cardíaca. Várias horas depois do pós-operatório passou a apresentar mal-estar e dor no peito. Exames laboratoriais revelaram aumento das enzimas cardíacas creatina quinase (CK total e CK-MB) no plasma consistente com um infarto do miocárdio.
A- O que são isoenzimas? Qual é a importância das isoenzimas para o diagnóstico clínico?
B- No caso em questão por que as enzimas CK e CK-MB estavam aumentadas?
C- C- Quais os tipos (isoformas) da enzima lactato desidrogenase (LDH). Explique como a avaliação desta enzima poderia auxiliar no diagnóstico deste paciente?
7- Qual é o principal método utilizado para dosagem da glicemia?
8- Qual é a diferença entre o teste de tolerância à glicose e o teste de tolerância à lactose? Qual(is) é(são) a(s) via(s) mais comuns para a realização desses testes?
9- Que tipos de interferentes devem ser evitados para dosagem de carboidratos?
10- Qual é o método utilizado para a classificação de pacientes em