parasitologia
A fasciolose hepática é uma zoonose causada pela Fasciola hepatica, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica e é conhecido popularmente como baratinha do fígado ou saguaipé.
Esquistossomose Mansônica
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. Popularmente conhecida como: Xistose, barriga d’água ou doença do caramujo.
Teníase
A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda. Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos.
Ascaridíase
É uma verminose causada pelo nematóide Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido por lombriga, e tem como habitat o intestino delgado.
Himenolepíase
Hymenolepis nana é uma espécie de tênia que é um parasita cosmopolita, mais frequente em regiões de clima quente e mede de 15 a 40 mm.
Ancilostomíase
É popularmente conhecida como “amarelão”. É uma verminose causada por duas espécies de ancilostomídeos que habitam o intestino delgado do homem: o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale.
Enterobíase ou Oxiuríase
A enterobíase é uma doença infecciosa causada pela presença do verme Enterobius vermicularisno intestino do indivíduo. Esta doença é também conhecida por oxiruase.
Tricuríase
É uma verminose causada pelo nematoide Trichuris trichiura que se localiza no intestino grosso. Os vermes adultos medem cerca de 3 a 5 cm de tamanho.
Filaríose
A filaríose é uma doença parasitária provocada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti, transmitido por mosquitos fêmeas dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, sendo o C. quinquefasciatus o mais frequentemente associado. Popularmente conhecido como Elefantíase.