Parasitologia e Ecologia dos Alimentos
CURSO: NUTRIÇÃO – 3º PERÍODO
PARASITOLOGIA E ECOLOGIA DOS ALIMENTOS
EDSON NETO
KARLLA CRISTYNNA
LAIANE RIBEIRO
LAURA RODRIGUES
LEIDIANE ANDRADE
TRABALHO DE PARASITOLOGIA E ECOLOGIA DOS ALIMENTOS
Uberlândia – MG
2013
EDSON NETO
KARLLA CRISTYNNA
LAIANE RIBEIRO
LAURA RODRIGUES
LEIDIANE ANDRADE
DETECÇÃO DE SUJIDADES LEVES EM ALIMENTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Parasitologia e Ecologia dos Alimentos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI, como forma de ampliação de conhecimentos.
Orientador: Paula
Uberlândia – MG
2013
Sumário
Introdução 4
Objetivos 5
Materiais e Métodos 6
Resultados 7
Discussão 8
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
INTRODUÇÃO As hortaliças, especialmente as consumidas cruas, têm especial importância para a saúde pública, pois são amplamente consumidas pela população, e podem conter cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos, servindo como uma importante via de transmissão de parasitas intestinais (Simões et al., 2001). A principal forma de contaminação por enteroparasitas em hortaliças dá-se, principalmente, no uso de água contaminada por material fecal de origem humana, utilizada na irrigação de hortas. Outras formas seriam a contaminação do solo por uso de adubo orgânico com dejetos fecais, o contato das hortaliças com animais como aves, moscas e ratos, e também a forma inadequada como as hortaliças são manuseadas e transportadas
4
OBJETIVO
A análise parasitológica de hortaliças tem como identificar parasitos intestinais do homem, através da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes, sendo de grande importância para a saúde pública.
5
MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados amostras de alface