Parasito
Família Muscidae
Cláudia Dal’Ava
Andreia Dal’Ava
Maiara Silva
2° Periodo de Farmacia
Profª: Maria de Fátima Lino
Poços de Caldas
2014
Introdução
O presente trabalho aborda a Família Muscidae . Moscas de tamanho médio, classificadas como ciclorrafas caliptradas. Têm a probóscida em geral desenvolvida: mole, para sorver substâncias líquidas e semilíquidas, ou rígida, adaptada para picar e sugar.
1.0 - Família Muscidae Membros da subordem Bracycera, a família Muscidae, compreende as moscas não picadoras de importância a Musca domestica, e moscas picadoras do gênero Stomoxys que se alimentam de sangue.
1.1 - Morfologia e Biologia - Musca domestica
São insetos de tamanho médio, com a hipopleura desprovida de cerdas (ou apenas com pêlos), corpo glabro ou com cerdas. Tamanho entre 6 a 7 milímetros de comprimento, na cor geral cinza-escuro e a cabeça cinzenta, com faixa mediana preta na fronte, antenas castanhos avermelhados, quatro linhas escuras longitudinais na região dorsal do tórax, e abdome amarelado. Possuem duas asas (dípteras) que tem depressões sensoriais de origem olfativa, aparelho bucal lambedor.
Tem três pares de pernas que terminam por um par de garras, um par de pulvilos (espécie de coxins revestidos de minúsculos pêlos glandulares) e cerdas empodiais ou empódio, este conjunto de órgãos que permitem que a mosca pouse sobre qualquer tipo de superfície. A reprodução ocorre sexuadamente o sistema reprodutivo da fêmea chamada espermateca armazena espermatozóides, ela deposita ovos durante toda a sua vida conforme os ovos passam para baixo do oviduto, e depois o ovipositor que é segmentado e pode ser recolhido ou estendido para permitir que ela bote ovos, elas chegam a por de 100 a 150 ovos por vez em lugares onde haja matéria orgânica. A mosca macho tem a genitália localizada na sua parte posterior, que são recolhidas quando o inseto não está se