parasistologia

1653 palavras 7 páginas
Parasitologia
A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina e veterinária. Esta ciência atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de parasitas vertebrados, têm como objetivos principais:
- Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas.
Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses): Amebíase, Leishmaniose, Giardíase, Tricomoníase, Malária, Toxoplasmose, Esquistossomose, Teniase, Cisticercose, Enterobiose, Filariose, Ancilostomose, Ascaridíase.

Microbiologia
A microbiologia seria o estudo dos microrganismos, que são organismos vivos que só podem ser visualizados com o auxílio do microscópio óptico ou eletrônico, os microrganismos são divididos em: Bactérias; Fungos; Vírus; Protozoários; Algas unicelulares; Viróide e Prions.

Imunologia É um ramo da biologia, que aplicado à medicina, estuda o complexo sistema imunológico do ser humano, ou seja, os organismos que fornecem a imunidade, protegendo o organismo do homem de doenças, que podem ser causadas por uma grande variedade de bactérias, vírus, fungos, toxinas, protozoários e vermes, entre outros. O sistema imunológico (por meio de anticorpos, antígenos, imunoglobulinas, e outros) é capaz de identificar o que é próprio do organismo humano, assim como reconhecer o que não lhe é próprio, os organismos desconhecidos, como os patógenos já citados, ou ainda os órgãos transplantados. Os

Relacionados