Pararaios
Quando o assunto é para-raios, o nosso país é a base de estudos para vários outros, reunindo tempos em tempos os mais respeitados cientistas do mundo, que contribuem para a elaboração das normas tecnicas brasileiras, americanas e européias. nenhum sistema de pára-raios garante 100%, mesmo seguindo a risca as normas técnicas de para-raios da ABNT. Portanto, diante de uma fatalidade, se sua instalação de pára-raios estiver legal, o fato será caracterizado como acidente, caso fortuito ou força maior, evitando indenizações caras, processos judiciais demorados, falta de cobertura pelas seguradoras etc.
COMO SE DIVIDE UM SISTEMA DE PARA RAIOS ?
Os sistema de para-raios se dividem em 03(tres) partes principais: subsistema de captação, subsistema de descidas e subsistemas de aterramentos.
Os subsistemas de captação de para-raios podem ser compostos por captor ou captores tipo Franklin, o que determina o numero de captores de para-raios é o tamanho da edificação; a largura x comprimento x altura do captor de para-raios em relação ao solo. Atualmente a norma tecnica permite considerar a ponta de um tubo metalico como captor de para-raios, assim como uma torre metalica também pode ser considerada um captor de para-raios. Basicamente, toda e qualquer parte metalica que possa ser atingida por uma descarga atmosferica, outra forma de se obter um bom meio de captação de para-raios é instalar cabos de cobre nú com 35mm2 de seção, em torno de todo perimetro da edificação, mais cabos transversais, formando uma grande gaiola de faraday ou