Paraplegia
DEFINIÇÃO A paraplegia ocorre no momento em que as vias motoras do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente.
TIPOS Pode ser de dois tipos: * Flácida: Onde se verifica a perda de tónus muscular e que é acompanhada habitualmente por anestesia cutânea (sem sensibilidade) e abolição dos reflexos tendinosos; * Espática: Onde se verifica a hipertonia (espasmos) dos músculos.
Geralmente, as paraplegias são: * Irreversíveis – É causada por um corte transversal da medula ou por causas congénitas; * Reversíveis – Pode ser causada por: Compressão medular – Pode ser travada quando é possível intervir a tempo para remover cirurgicamente a causa da compressão; Doenças infeciosas ou degenerativas – As possibilidades de tratamento existem, mesmo se são limitadas.
SINTOMAS/SINAIS * Incapacidade de mover os membros inferiores; * Perda de sensibilidade e formigueiro na parte inferior do corpo; * Incontinência urinária.
CAUSAS
Muitas doenças ou acidentes que afetam o cérebro ou a medula espinhal podem provocar paraplegias, como é caso de: * Lesões da medula espinhal – Quando um traumatismo provocou um corte completo da medula espinal, manifesta-se uma paraplegia, geralmente